quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Resenha: O Doador - Lois Lowry

“Um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes. Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.”



Há poucos dias, fui no cinema com o meu namorado e vi o trailer de “O Doador de Memórias” – inspirado em um best-seller. Preciso dizer que a primeira coisa que eu fiz quando cheguei em casa foi procurar o livro? Não, né?

Bom, eu li, pessoinhas. E o livro foi absolutamente incrível e eu fiquei completamente maravilhada quando descobri que era o primeiro de um quarteto. SIM, QUATRO!

É uma história futurista, em um universo onde as pessoas não tem emoções. Jonas, quando descobriu tudo que estava perdendo, se rebelou contra o sistema, se indignou com a vida, com o universo e tudo mais.

Terminei o livro naquela ânsia de ME DÊ MAIS DISSO! PRECISO SABER O RESTO! Fui atrás do segundo e... são histórias independentes. O segundo livro não é uma continuação do primeiro. 

WHAT?

Sério, meu mundo caiu naquele momento. Por favor, alguém que já leu o quarteto me diga que em algum momento tudo faz sentido, porque eu perdi totalmente a vontade de ler o resto (e de assistir o filme). Um livro incrível, um enredo SENSACIONAL, emocionante. Uma ótima autora, que desenvolveu o livro todo de forma sublime (na minha opinião) e NÃO TEM UM FINAL NA HISTÓRIA. To chateada, sério.

Se eu por acaso criar coragem pra ir no cinema por essa adaptação, eu volto e conto pra vocês.

E aí, alguém já leu O Doador pra me dizer o que achou? Me conta aqui nos comentários! XD

Bjinhos de luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário